MetodologiaMetodologia

img cachorro 5

A metodologia de trabalho da Matilha Real tem como base o Reforço Positivo, a Teoria das Cinco Liberdades (Farm Animal WelfareCouncil, 1979) e o Enriquecimento Ambiental para proporcionar bem-estar aos cães.

Cinco Liberdades

A Matilha Real acredita que garantir o bem-estar dos cães não se limita ao atendimento das necessidades básicas de alimentação, abrigo e cuidados médicos, conforme as conclusões do estudo “As Cinco Liberdades – Farm Animal WelfareCouncil, 1979” que norteia e embasa as boas práticas de bem-estar animal e a legislação de vários países relativa ao assunto.

Em 1979, o referido Conselho publicou um documento que se tornou uma espécie de declaração dos direitos dos animais. O estudo indica direitos básicos que ficaram conhecidos mundialmente como as cinco liberdades. São elas:

  1. Estar livre de fome e sede: os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor.
  2. Estar livre de desconforto: o ambiente em que eles vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.
  3. Estar livre de dor doença e injúria: os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.
  4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie: os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.
  5. Estar livre de medo e de estresse: não é só o sofrimento físico que precisa ser evitado. Os animais também não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.¹

O referido documento apresenta informações técnicas e diretrizes que auxiliam o trabalho da Matilha Real.

Atualmente, a Associação Mundial de Zoológicos e Aquários – em inglês World Association of Zoos and Aquariums (WAZA) – adota o modelo dos cinco domínios, assim como o Conselho Federal de Medicina Veterinária no Brasil.

Conhecendo os Domínios

O modelo foi criado a partir de duas grande experiências mentais dos animais:

  • os afetos: sentimentos e sensações que motivam animais a realizarem comportamentos considerados essenciais para sobrevivência.
  •  percepção das circunstâncias externas: que incluem exemplos negativos como ameaça, medo, isolamento levando à solidão e baixo estímulo ao tédio; além de exemplos positivos como segurança engajando confiança e prazer dando origem a uma sensação de recompensa.
Dessa forma, os cientistas perceberam que era preciso garantir aos bichos cinco domínios:
  • Nutrição: o consumo adequado de alimentos nutritivos sendo uma experiência agradável e permanente;
  • Ambiente: boas condições que oferecem conforto e segurança;
  • Saúde física: cuidados que garantem robustez e vitalidade;
  • Comportamento: atividades variadas e desafios que sejam gratificantes;
  • Estado mental ou afetivo: evitar experiências negativas relacionadas com a sobrevivência e priorizar conforto, prazer, interesse, confiança.

Fonte: https://certifiedhumanebrasil.org/conheca-as-cinco-liberdades-dos-animais/

Reforço Positivo

A missão principal da Matilha Real é a elevação de bem-estar dos cães, sendo assim, trabalhamos com a metodologia do reforço positivo em nosso manejo. Trata-se de um método que tem como objetivo recompensar as condutas corretas do cão e tornar o aprendizado muito mais prazeroso, divertido e dinâmico. Tecnicamente, reforço positivo significa dar ao animal alguma recompensa, como petiscos, carinho ou atenção, que aumentem as chances de se obter o comportamento desejado. Diversos estudos científicos comprovam a eficiência dessa metodologia.

O estudo ‟Efeitos dos Dois Métodos de Treinamento em Comportamentos Relacionados ao Estresse do Cão‟³ demonstra por meio de exemplos práticos que os cães treinados por reforço negativo mostraram muito mais sinais de estresse do que os cães treinados mediante reforço positivo. O uso de métodos aversivos está correlacionado a indicadores de bem-estar comprometido, ou seja, comportamentos relacionados ao estresse durante o treinamento, níveis elevados de cortisol e comportamentos problemáticos como medo e agressão.

O estresse animal conduz a ativação de dois sistemas principais: o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), mediante o aumento da produção de cortisol, e o sistema nervoso simpático, através da liberação de catecolaminas (Noradrenalina/ Adrenalina). O desequilíbrio desses sistemas de estresse tem como efeito distúrbios fisiológicos diversos, tais como dos sistemas imunológico, cardiovascular, função metabólica e comportamental, resultando na má adaptação da resposta ao estresse. (MARQUES et al., 2010)³

Conclui-se, assim, que treinos baseados em reforço positivo são menos estressantes e potencialmente melhores para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos animais, evitando possíveis doenças e distúrbios comportamentais. Sendo assim, a metodologia do reforço positivo é utilizada no cotidiano da Matilha Real.

Enriquecimento Ambiental

Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental? A Matilha Real trabalha com enriquecimento ambiental desde a nossa inauguração em 2015 e trabalhamos bastante em nossa comunicação, através principalmente de nossas redes sociais, para disseminar este conceito que traz vários benefícios aos nossos animais.

O enriquecimento ambiental (EA) surgiu nos zoológicos na década de 70 para o tratamento de animais em cativeiro que se encontravam em situações tediosas e depressivas pela falta de estímulos. O EA visa a criação de um ambiente o mais semelhante possível aos que os animais encontrariam se estivessem inseridos na natureza.

Objetivos principais do Enriquecimento ambiental:

Tornar a vida dos animais mais dinâmica e menos tediosa.
Evitar doenças e problemas comportamentais causadas pelo estresse.
Gerar bem-estar animal

Existem 5 principais tipo de enriquecimento ambiental
que podemos trabalhar com os animais, são eles:

60a24b10 bb5e 4f59 97d9 8a6cbf232659

Enriquecimento ambiental cognitivo:​

Estimula-se a capacidade intelectual: Concentração, coordenação motora, memória e raciocínio.

380bbd7a f00a 40ac 8f48 9cc5237aae43

Enriquecimento ambiental alimentar:​

Oportunidade de procura e caça de alimentos de diferentes maneiras, evitando a previsibilidade na hora da alimentação.

1e2501df bf63 44ca 98c3 04ea0a4faf07

Enriquecimento ambiental sensorial:​

Oferecer recursos e situações que atice os 5 sentidos dos animais: Audição, Olfato, Visão, Tato e Paladar

1ae354a3 5b7a 48fa 9113 231de833b86e

Enriquecimento ambiental físico:​

Por meio de objetos simula-se o habitat mais natural e adequado aos cães: Esconderijos, obstáculos, locais para subir, descer e etc.

1ebb999e 535e 43d6 8572 29455ec44711

Enriquecimento ambiental social:​

Consiste em interagir com animais da mesma espécie, da mesma formar como acontece na natureza. Cães são seres sociáveis por natureza e a interação com seus semelhantes releva-se essencial para a adequada saúde mental dos mesmos.

Uma atividade pode conter dois ou mais tipos de enriquecimento ambiental ao mesmo tempo. Um desafio de caça petiscos, por exemplo, poderá reunir E.A cognitivo, alimentar e sensorial. O principal é entender o conceito de E.A e usar a criatividade para criar atividades estimulantes e desafiadoras sempre prezando pela segurança dos animais.

Agora você já sabe o conceito de enriquecimento ambiental, e entende o porquê oferecemos tais atividades para os nossos aUlunos. O bem-estar canino é levado a sério na Matilha Real, buscamos sempre aprender com a ciência e nossa experiência para garantir a elevação de bem-estar dos nossos queridos cães. Quer oferecer o que há de melhor para o seu cão? Agende a avaliação comportamental do seu cãozinho agora.